Vegetarianismo e Prática de Desportos



Vegetarianismo em Casos Específicos

Respostas Específicas para Perguntas Específicas

• Sou desportista e preciso de ter muita força, energia e resistência para suportar o exercício físico que faço. Poderei ser vegetariano e continuar forte e resistente?

Sim, ser vegetariano não vai, de forma alguma, diminuir a sua performance desportiva. Indivíduos praticantes de exercício físico normalmente apresentam necessidades nutricionais acrescidas. Este facto explica-se devido a um maior dispêndio energético e a um metabolismo mais activo. A alimentação tem sempre um papel muito importante não só na manutenção de um bom estado de saúde nestes indivíduos, como também na manutenção dos seus níveis de energia durante a prática do exercício. A escolha dos alimentos deve fazer-se de acordo com a sua qualidade nutricional, sendo a quantidade de macronutrientes ajustada de acordo com o tipo de actividade praticada e respectivas necessidades específicas.

Apesar de diferentes actividades físicas implicarem diferentes necessidades nutricionais, de um modo geral todos os praticantes de exercício físico, bem como todos os atletas de alta competição (incluindo culturistas), baseiam a sua alimentação numa dieta equilibrada e saudável, tal como os indivíduos vegetarianos. A alimentação vegetariana oferece boas quantidades de vitaminas (importantes na prevenção da acção dos radicais livres, que são produto de reacções fisiológicas que ocorrem no organismo durante o exercício), minerais (importantes em várias reacções fisiológicas e na contracção muscular), hidratos de carbono de baixo índice glicémico e fibras (importantes para a manutenção dos níveis energéticos durante o exercício), e proteínas (importantes na regeneração do tecido muscular na fase pós-exercício), sendo, por isso, ideal na manutenção dos níveis energéticos durante a prática do exercício.

Numa área tão vasta e diversificada com muitas especificidades próprias de cada actividade, é importante ter acompanhamento nutricional específico. Se é praticante de actividade física (incluindo alta competição), e se quer ser vegetariano e saber como ser vegetariano mantendo os níveis de energia necessários para dar resposta às necessidades inerentes à sua actividade, por favor contacte-nos, através de sejavegetariano@animal.org.pt, especificando que actividade pratica para que lhe possamos dizer que dieta vegetariana deve, em termos gerais, seguir.