Título: Ética Prática
Autor: Peter Singer
Editora: Gradiva
Título Original: Practical Ethics
Capa: Desactualizada

Esta obra — clara, informada e muito bem argumentada — enfrenta alguns dos grandes desafios éticos do nosso tempo. Trata-se dos desafios éticos impostos pela fome no mundo, pelo equilíbrio ecológico do planeta, pela exigência de igualdade e pela moderna ciência médica, entre outros. Que posições poderemos defender com respeito à eutanásia e ao aborto? E relativamente aos refugiados e à ajuda internacional aos países do Terceiro Mundo? E quanto aos animais? Teremos o direito de os fazer sofrer só para satisfazer o nosso prazer? Que desafios nos levanta uma sociedade verdadeiramente igualitária?


A ética aplicada é uma das áreas onde a filosofia, praticada na sua melhor tradição argumentativa, demonstra a sua fecundidade como instrumento de abordagem a alguns dos grandes problemas da humanidade. A filosofia é uma actividade viva, caracterizada pelo estudo minucioso dos problemas e pela tentativa de produzir respostas convincentes alicerçadas em argumentos sólidos. Nesta obra, Peter Singer mostra-nos a filosofia no seu melhor, introduzindo de forma exemplar os seguintes temas:


A natureza da ética
A noção de igualdade
Os direitos dos animais
A eutanásia
O aborto
A fome no mundo
O problema dos refugiados
A ética do meio ambiente
A desobediência civil
A natureza da acção ética
O sentido da vida

Leitura obrigatória para estudantes de Filosofia, Direito, Sociologia, Relações Internacionais e Comunicação Social, esta obra é de um interesse público indesmentível, constituindo ponto de reflexão fundamental para todos os que se preocupam com os grandes problemas éticos do nosso tempo. Um livro que nos permite exercer uma cidadania livre e crítica, fundamental numa democracia viva e participada.


Título: Libertação Animal
Autor: Peter Singer
Editora: Via Óptima
Título Original: Animal Liberation
Capa: Actualizada

Desde a sua primeira publicação, em 1975, este livro despertou milhões de pessoas inquietas para o abuso chocante de animais - inspirando um movimento mundial que visa abolir a experimentação laboratorial com animais, cruel e desnecessária, e denunciar a realidade arrepiante das actuais unidades de criação intensiva.

Nesta nova edição, revista e ampliada, da obra que entretanto se tornou a bílbia do vegetarianismo, o filósofo da ética Peter Singer apresenta soluções sensatas e compassivas para aquilo que se tornou uma questão profundamente ambiental e social, tal como moral. Libertação Animal é um apelo importante e convincente à consciência, à justeza, à decência e à justiça, constituindo leitura essencial tanto para o defensor dos animais como para o céptico.



Título: O Porquinho que Cantava à Lua
Autor: Jeffrey Moussaieff Masson
Editora: Sinais de Fogo
Título Original: The Pig who sang to the Moon
Capa: Actualizada

Quando os Elefantes Choram, bestseller da autoria de Jeffrey Moussaieff Masson, foi o primeiro livro desde o tempo de Darwin a explorar o tema das emoções no reino animal, particularmente dos animais que vivem em estado selvagem. No presente livro, o autor centra-se sobretudo no mundo mais fechado dos animais de criação, revelando provas surpreendentes e irrefutáveis de que os animais de capoeira e de curral também têm sentimentos — e até mesmo consciência.

Baseando-se em literatura, exemplos da vida real, estudos científicos e nas próprias observações de Masson de porcos, vacas, ovelhas, cabras e galinhas, efectuadas ao longo de cinco anos, esta obra importante dá finalmente voz, sentido e dignidade a esses gentis animais criados para serem ordenhados, tosquiados, mortos e consumidos. Será possível saber o que torna um animal feliz? Muitos estudiosos do comportamento animal afirmam que não, mas Jeffrey Masson pensa de maneira diferente: os animais são felizes se puderem viver de acordo com a sua própria natureza. Se assim não viverem, os animais de criação parecem destinados a uma vida de sofrimento.

Das pastagens às capoeiras e aos currais, Masson testemunha as emoções e a inteligência destes notáveis animais domésticos, cada um deles com qualidades distintas. Durante muito tempo, foram diminuídos e tratados como meras criaturas instintivas, e não como seres capazes de sentimentos. Desfazendo o mito do «animal estúpido e sem sentimentos», Jeffrey Masson escreveu um livro revolucionário, que vai sem dúvida suscitar profundas emoções no seu leitor.



Título: Manifesto dos Animais
Autor: Marc Bekoff
Editora: Estrela Polar
Título Original: The Animal Manifesto
Capa: Actualizada

Marc Bekoff, o maior especialista do mundo em emoções animais, mostra-nos que melhorar a forma como tratamos os animais implica repensar muitas das nossas decisões diárias e «expandirmos a nossa pegada de compaixão.»

Demonstra que os animais experimentam um vasto leque de emoções, incluindo a empatia e a compaixão, e que sabem distinguir claramente o certo do errado.

Impelido por imperativos morais e pelas realidades ambientais que nos pressionam, Bekoff apresenta seis razões essenciais para mudarmos a forma como tratamos os animais - estejam eles em quintas industriais, em laboratórios, em circos, ou na nossa natureza ameaçada:


1 - Todos os animais partilham a Terra e temos de coexistir.

2 - Os animais pensam e sentem.

3 - Os animais têm e merecem compaixão.

4 - A ligação origina respeito, a alienação origina desrespeito.

5 - O nosso mundo não tem compaixão para com os animais.

6 - Agir com compaixão ajuda todos os seres e o nosso mundo.


Se os animais falassem, seria este, positivamente, o seu Manifesto.



Título: A Vida Emocional dos Animais
Autor: Marc Bekoff
Editora: Estrela Polar
Título Original: The Emotional Lives of Animals
Capa: Actualizada

Os animais têm um leque de emoções bem maior do que aquele de que já nos apercebemos. Ignorá-lo é não só perigoso para eles como para nós.

Baseado nas investigações do cientista Marc Bekoff sobre etologia e comunicação social numa grande variedade de espécies, este importante livro demonstra que os animais têm vidas emocionais ricas.

Bekoff combina habilmente histórias extraordinárias de alegria, empatia, sofrimento, vergonha, ira e amor de animais com uma metodologia científica cuidada, confirmando a existência de emoções nos animais que o senso comum e a experiência há muito nos indicavam.

A Vida Emocional dos Animais acrescenta uma voz forte ao coro crescente daqueles que estão a tentar mudar as nossas atitudes em relação aos animais (não humanos) com quem partilhamos este planeta.

Este livro será um grande instrumento para aqueles que lutam para melhorar a vida dos animais em ambientes onde, tantas vezes, há uma falta de compreensão quase total. Esperamos que convença muitas pessoas a reconsiderar a forma como tratam os animais no futuro.



Título: Jaulas Vazias
Autor: Tom Regan
Editora: Lugano
Título Original: Empty Cages
Capa: Actualizada

Tom Regan é reconhecido mundialmente como um dos maiores expoentes na reflexão sobre os direitos animais. 'Jaulas Vazias' é uma obra original e iluminadora na defesa dos direitos animais. Com calma e lucidez, como em uma conversa franca e direta com o leitor, Tom Regan argumenta que devemos reconhecer que os animais também têm direito à vida, à integridade física e à satisfação de necessidades biológicas, individuais e sociais. Em todo o livro, seguimos o autor nas difíceis indagações que o inquietaram pessoalmente - desde uma juventude de completa inconsciência das horrorosas realidades vividas pelos animais explorados para diferentes benefícios humanos - e que o transformaram em ativista dos direitos animais. Escrito de forma simples, o livro cobre um amplo leque de tópicos de forma acessível e envolvente.



Título: O Livro da Ignorância Sobre o Mundo Animal
Autor: John Lloyd, John Mitchinson
Editora: Casa das Letras
Título Original: The Book of Animal Ignorance
Capa: Actualizada

Neste livro junte-se à equipa do QI para um safari a corta-mato por entre uma centena dos mais interessantes elementos do reino animal. Conheça os ursos-de-água, que conseguem viver em suspensão durante centenas de anos, o parasita transportado pelo seu gato, que torna os homens rabugentos e as mulheres promíscuas, e o bicho-de-conta que bebe pelo traseiro. Maravilhe-se com elefantes que andam em bicos de patas, porcos que brilham no escuro e pica-paus que têm orelhas na ponta da língua. Se ainda pensa que um pangolim é um instrumento musical, as hienas são cães, ou as ovelhas são desenxabidas e idiotas, O Livro da Ignorância sobre o Mundo Animal chegou mesmo a tempo.



Título: Quando os Elefantes Choram
Autor: Jeffrey Moussaieff Mason
Editora: Sinais de Fogo
Título Original: When Elephants Cry
Capa: Actualizada

Quais as implicações de descobrirmos que os animais têm vida emocional? Deveríamos mudar o nosso relacionamento com eles? Deveremos deixar de comer animais que possuem uma vida social complexa, que são capazes de relações apaixonadas entre si e que amam desesperadamente as suas crias?

Baseado em estudos científicos e trabalhos de campo carregados de histórias escritas por dezenas de biólogos, etólogos, treinadores e investigadores do comportamento animal, este livro revela a profundidade com que os animais, selvagens ou em cativeiro, experienciam as emoções... incluindo os elefantes, que choram lágrimas de partir o coração.



Título: Sacred Cows and Golden Geese
Autor: Jean Greek & C. Ray Greek
Editora: Continuum

Reviews


Publishers Weekly

In this compelling report, anesthesiologist Ray Greek and veterinarian Jean Swingle Greek argue against the use of animals in medical experiments. Although the Greeks believe that animal experiments are immoral and wasteful, they avoid the philosophical arguments used by most animal rights activists to generate sympathy for animals. Instead, they marshal a devastating amount of scientific evidence about the human consequences of animal-based medical research. Because of important differences in animal and human physiology, they contend, animals often have a wildly different response to diseases and medications than do humans--according to the authors, every year roughly 100,000 Americans die of adverse reactions to drugs that proved, in animals, to be perfectly safe. Why then do we continue to support widespread animal testing? They pack their well-written, shocking expos? with horror stories--about the unnecessary expense of animal experiments; about medications that, though animal tests suggested they were safe, caused liver and heart failure, hemorrhages and death in humans; and about the potentially life-saving drugs that have been kept off the market for humans because they cause harmful side effects in animals. Throughout, the authors make a strong case for the adoption of nonanimal research alternatives such as clinical observation, in vitro and epidemiological studies, diagnostic imaging of patients, mandatory postmarketing drug surveillance, autopsies, computer modeling and larger, longer clinical trials. Their powerful, courageous appeal is essential reading for concerned citizens and open-minded physicians, veterinarians and scientists. (May)


From Library Journal

Every day we use products, take medications, and benefit from medical procedures that have all been tested on animals. If we think about it at all, we assume that the testing has made the products and procedures safe for human use. The authors, both of whom are medical professionals who have performed experiments on animals, assert that this is not necessarily the case. In fact, they contend that the animal model has harmed and even killed people. Yet animal testing is an institution required by the FDA and relied upon by pharmaceutical companies as they attempt to avoid malpractice litigation. Indeed, the medical research establishment, including higher education, depends upon research dollars to keep this industry operable. Sacred Cows and Golden Geese covers the history of animal experimentation, legislation that promulgates it, the real cost to humans, and alternatives. It is a well-written, if disturbing, book that should serve to awaken us from complacency.