Sobre a ANIMAL

Estatutos

Sobre a ANIMAL

Sobre a ANIMAL



A ANIMAL tem como missão defender, estabelecer e proteger os direitos de todos os animais não-humanos que sejam seres sencientes, acreditando que cada animal importa por si próprio enquanto indivíduo. A ANIMAL rege-se pelo princípio central de que os animais não-humanos não são propriedade dos humanos e que, nesse sentido, não são nossos para que sejam comidos, usados como roupa, calçado ou acessório, usados como instrumentos de pesquisa e experimentação, como objectos de entretenimento ou usados de qualquer outra forma ou com qualquer outro fim.

A ANIMAL desenvolve o seu trabalho fundamentalmente através da educação e consciencialização do público acerca das características, necessidades, interesses e direitos dos animais não-humanos e acerca do dever ético de os respeitar e proteger, nomeadamente através da adopção do veganismo, opção que a ANIMAL promove e divulga como o meio principal para uma vida livre de crueldade que afecte o menos possível a vida dos animais.

A actividade central da ANIMAL divide-se entre a organização de conferências, palestras e debates em escolas e universidades, a produção e distribuição de materiais educativos em escolas sobre os animais e os seus direitos, o desenvolvimento de investigações especiais a situações de crueldade contra animais, seguidas da produção de relatórios e documentários em vídeo com o registo de imagens obtidas nas investigações como base para a denúncia pública dos casos de crueldade contra animais que investiga, a realização de campanhas públicas de informação, alerta e protesto, a promoção do avanço da legislação de protecção dos animais, da fiscalização e aplicação da mesma, acções judiciais, e, sempre que possível, o resgate, acolhimento e protecção de animais em situações de abuso, abandono ou negligência.

A ANIMAL é essencialmente uma Organização de campanhas, e não estava - inicialmente - vocacionada para receber animais, contudo, ao longo dos anos tem recolhido vários animais, mantendo-os ao seu cuidado, em regime de santuário, ou seja, até ao final das suas vidas, respeitando as suas necessidades e características naturais, e providenciando-lhes todos os cuidados e assistência médica necessários.


A ANIMAL tem, ao logo dos seus 18 anos de existência, trabalhado em cooperação com diversas organizações estrangeiras e internacionais de defesa dos direitos dos animais e de bem-estar animal. A ANIMAL é o membro português da INPPA – International Network for the Protection of Performing Animals, da ECEAE – European Coalition to End Animal Experiments, da Anti-Fur Coalition, da Fur Free Alliance,  e faz parte da Worldwide Network for the Abolition of Bullfighting.

A ANIMAL é uma organização que preza a sua inteira independência. Não recebe qualquer subsídio ou outro apoio do Estado, seja da administração central, regional ou local, e sustenta a sua actividade apenas através dos donativos que recebe de pessoas particulares e colectivas - portuguesas e estrangeiras -, de bolsas de organizações estrangeiras para projectos específicos e  das quotas dos seus sócios.